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Plano de Marketing em 5 Etapas

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Plano de Marketing tenha o seu em 5 Etapas

plano de marketing é uma ferramenta de gestão para as empresas, que deve ser constantemente atualizada e principalmente colocada em prática.

Você deve utilizá-lo como um mapa para sua estratégia de marketing, é através dele que você poderá definir resultados a serem alcançados e formular ações para atingir competitividade com mais eficiência.

Analisar mercado, adaptar-se a constantes mudanças, identificar tendências são apenas algumas das possibilidades que ele traz, por isso confira as dicas de como fazer um plano de marketing:

hello-vantagens-competitivas-no-mercado-de-vendas-291x300 Plano de Marketing em 5 Etapas

1) Olhe para dentro da empresa

Faça um grupo de debate (brainstorming) com sua equipe e pensem nas características próprias, e quais podem ser aproveitadas.

Elabore perguntas com seguintes questões:

Pontos positivos dentro da empresa;

Pontos negativos dentro da empresa;

Pontos que podem ser aproveitados;

Ameaças que podem prejudicar o produto;

Tendo o perfil de debate pronto, sem rejeitar nenhuma das características, separe-as em tópicos e determine suas forças, fraquezas e todos os objetivos da marca.

Exemplo:

Monte em um quadro um quadrado dividido em 4 partes.

E divida as informações em; Pontos positivos (Força), Pontos negativos (Fraquezas), Pontos que podem ser aproveitados (Oportunidades) e pontos que podem vir a prejudicar(Ameaças).

Parabéns, até este momento você já sabe as forças e fraqueza de seu comercio e acabamos de montar Swot.

Este processo ajuda a você identificar pontos de melhora, trazendo a seu comercio em qual setor e produto expor mais objetivos ou em quais metas focar primeiro.

Lembre-se de listar cada item de acordo com sua prioridade, se houver a possibilidade de eliminar algum dos itens, quando colocados em ordem de importância, elimine-os. Isso vai trazer mais força ao seu plano de marketing. E suas metas serão mais coerentes com a realidade.

2) Olhe para fora da empresa

Depois de ter traçado as características internas de sua marca, agora faça o mesmo com relação ao ambiente externo. Comece listando todas as oportunidades que sua empresa tem e também as ameaças às quais ela está exposta nesse mercado.

Pense nas oportunidades e nas ameaças como algo externo que você não tem o controle. Tente “adivinhar” , como possíveis mercados, produtos novos e mesmo tendências que favoreçam sua estratégia. Faça o mesmo para as ameaças, podem ser relacionadas à concorrência e até inovações que façam com que seu negócio fique pra trás. Não deixe nenhuma possibilidade de fora.

Além disso, determine seu público alvo, listando todas as características da pessoa ideal para comprar seus produtos. Faça dela um ícone, como seu melhor cliente. Assim você vai entender para quem exatamente você quer e deve direcionar a estratégia da sua empresa e fazer o plano de marketing ficará mais fácil.

3) Tenha foco na sua estratégia

Com todas as listas das dicas anteriores em mãos, antes de traçar qualquer estratégia, até mesmo com brindes personalizados, analise quais são os pontos em comum entre elas.

Ou seja, veja quais são as características do seu negócio que mais combinam e se adequam ao seu público alvo.

E também observe se seu público alvo está adequado ao tipo de produtos e valores que você vai oferecer, para que não haja dispersão de energia para pessoas que não vão agregar tanto quanto seu verdadeiro público o faria.

Essa etapa é extremamente importante para que você consiga estreitar suas metas e alinhar o foco do seu plano de marketing!

4) Determine etapas mensuráveis

Assim que você tiver suas metas determinadas, não se esqueça de que elas deverão ser conferidas e medidas constantemente.

A frequência pode variar de acordo com a necessidade de sua área, porém, para que isso aconteça é essencial que todas elas sejam mensuráveis e lógico, cumpridas!

Alguns exemplos muito comuns de metas para fazer um plano de marketing são o número de leads, de apresentações, de publicações em blogs, de visualizações de seu site, taxas de conversão, propostas, entre outras.

5) Volte sempre para rever seu plano

E eventualmente fazer ajustes.

Assim como toda estratégia em empresas, a de marketing também poderá ser afetada por eventos externos que não haviam sido mapeados ou previstos e, eventualmente, precisar ser atualizada.

Não tenha preguiça de revisar seu plano de marketing constantemente! Ajuste o que for necessário e seja fiel ao seu plano.

O segredo está na disciplina e na persistência.


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